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Telma Milho
22.11.2023
Interdesign Interiores
Encomenda com pagamento de 100% do valor de sofa, cama, tapete e 2 telas.24 horas após o pagamento, decoradora contacta-nos a dizer que reparou que não pôs no orçamento o estrado e o sistema elevatório (como pedido). Visto que a definição de cama é móvel constituído por uma estrutura retangular sobre o qual se coloca um colchão, fica a questão de onde iríamos colocar o colchão, no chão? Não se compreende como é que, com um processo já por si demorado, não foi possível informar o cliente à priori de que estaria a comprar uma cama sem estrado e sem sistema elevatório antes do mesmo proceder ao pagamento.Para confirmação de medidas em espaço real, a decoradora deslocou-se à nossa casa. Eis que a cabeceira da cama tinha uma altura de 90cm, sendo que em nenhum momento foi discutida a compra de uma cabeceira tão baixa, quer ao falar com a decoradora, quer com o que nos foi mostrado em catálogo e em projeto 3D. Acho que não se espera que um cliente de uma loja de renome ande com uma fita métrica atrás para perceção real das dimensões do móvel que está a comprar. Nesta situação bastaria pormos umas almofadas na cama para deixarmos de ver a tal cabeceira. Convenhamos que um sommier com arrumação não é baixo, acrescentando o colchão em cima, iria já por si rondar os 70-75cm, sobrando de cabeceira 15-20cm. Uma vez mais, foi-nos criada uma expectativa não correspondente à realidade, levando o cliente à ilusão e ao engano, não sendo assumida qualquer responsabilidade e, pior, pedindo (mais uma vez) retificação sobre o valor inicialmente pago (mais 200€ pelo acrescento de 30cm).Após tanto erro e falta de responsabilidade por parte da marca, decidimos desconfiar de tudo o que se encontrava no orçamento e, para nossa surpresa, o tapete da sala, que supostamente e segundo a decoradora teria +/- o mesmo comprimento do sofa (250cm), tinha medidas de 125x165cm. Medidas completamente irrisórias para o projeto em questão e que em nada correspondem ao discutido e apresentado em loja. Erro assumido pela decoradora, mas um tapete com as dimensões por ela apresentado e discutido seria mais umas centenas de euros. Mais uma vez, induzem-nos à ilusão e ao engano.No dia 10 fevereiro contactei a loja informando do descontentamento com todo o processo e marca e que, visto que ainda não tínhamos seguido sequer para aprovação dos desenhos técnicos, queríamos cancelar a encomenda e queríamos a devolução do valor (quase 5.000€). Em momento algum nos foram apresentadas as condições de compra da Interdesign, tal não é o nosso espanto quando somos informados que não é possível cancelamento e devolução do valor, que isso só é possível nas primeiras 24h após pagamento. A Interdesign mostra assim, mais uma vez, que prima e orgulha-se em levar o cliente ao engano.Fica a questão: visto que o projeto ainda não seguiu para produção qual é a razão para não devolverem o dinheiro? Usam o dinheiro dos clientes exatamente para o quê?Por cima de tudo isto enquanto estava em chamada com a decoradora, percebo que a mesma me pôs em alta-voz e ainda oiço outra colaboradora a rir-se daquilo que eu estou a expor.Dia 13 fevereiro deslocamo-nos à loja para tentar proceder, mais uma vez, ao cancelamento da encomenda. É-nos dito que nada podem fazer e que não existe nem gerente nem chefia na loja em questão, apenas podemos apresentar o nosso descontentamento por email.Decidimos então (pela TERCEIRA VEZ) expor a situação ao departamento jurídico/chefia da marca, sendo que nem sequer é possível contactar a mesma diretamente, apenas se pode contactar a decoradora (que por 3 vezes forneceu o seu email errado). Tentámos resolver com a marca não obtendo qualquer resposta. O último contacto foi feito a 16 de fevereiro e até agora nada.A lei (84/2021) é bastante clara, com tantas falhas só podem é proceder à devolução do dinheiro. A não devolução do mesmo, a nosso ver, eleva esta situação para um caso de burla grave.O caso encontra-se entregue a advogados e centro de arbitragem de conflitos de consumo de Lisboa

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